PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova de 2004 Nacional: Fundamentos 51-58

Posted by papacharliefox3 em 28/02/2009

Antes de expor as questões, acho que vale aqui alguns comentários interessantes. No ano de 2004, houve duas oportunidades para ingresso na carreira de Perito da PF, candidatos podiam disputar vagas tanto no certame Nacional, como no Regional. Além disso, o mesmo candidato podia se inscrever em concursos para cargos distintos, o que resultou em candidatos aprovados no concurso para Agente (APF) e Perito (PCF).

Naquela época, existiu, inclusive, casos de candidatos aprovados nas provas objetivas de ambos certames, mas habilitados somente por um teste psicotécnico. Sem falar dos famosos recursos e subjudices, alguns candidatos se viram na obrigação de cursar a ANP por duas vezes, mesmo já sendo aprovados em todas as fases do concurso, incluindo a academia onde é realizado o curso de formação.

Atualmente, fala-se em concurso único e sem possibilidade de inscrição para vários cargos. No entanto, qualquer informação é especulativa, fonte de boatos e ‘previsões’; muitas vezes publicados em fóruns, sites de cursinhos e outras mídias jornalísticas. Ao final, só há uma verdade: estuuuuuda caboco! :)

Permitam-me apenas mais um comentário: na prova de 2004 Regional, não houve questão alguma de Fundamentos. Eis aqui o que nos sobra:

51) Atenção especial deve ser dada ao processador, o principal
elemento do computador. Uma indicação de alta capacidade
de processamento é a utilização de superpipeline na sua
arquitetura, que é a capacidade de o processador gerenciar
simultaneamente diversos pipelines paralelos.

52) Para se determinar a capacidade de processamento e saber qual
é o computador de melhor desempenho, é suficiente consultar
a freqüência do relógio (clock) do processador.

53) Na escolha da memória principal, é preferível utilizar a do tipo
DDR SRAM, que transfere dados tanto na borda de subida
como na borda de descida do relógio, dobrando, assim, a taxa
de transferência de dados entre processador e memória.

54) As placas-mãe são construídas com suporte para um
processador específico. No caso do processador Xeon da Intel,
é necessário selecionar uma placa com soquete 8.

55) O barramento USB é utilizado apenas para dispositivos de
baixa velocidade, como mouse e teclado. Para interconexões
rápidas, é necessário utilizar um barramento paralelo de alta
velocidade, como o firewire.

56) O chipset do computador controla os acessos aos periféricos e
é interconectado ao processador por meio de um barramento
freqüentemente conhecido por front side bus, que trabalha a
uma freqüência mais baixa do que a do processador.

57) Hyperthreading é uma tecnologia inovadora da Intel que
permite a um processador comportar-se como se fosse dois
processadores independentes, podendo executar duas linhas de
execução simultaneamente.

58) Para aplicações científicas, é comum a utilização de números de
ponto flutuante em vez de números inteiros. Os processadores
atuais suportam a norma IEEE, na qual um número de ponto
flutuante com precisão simples é representado em 32 bits,
utilizando a notação científica com um bit para o sinal, 8 bits
para o expoente e 23 bits para a mantissa.

Vamos aos comentários:

51) Atenção especial deve ser dada ao processador, o principal elemento do computador. Uma indicação de alta capacidade de processamento é a utilização de superpipeline na sua arquitetura, que é a capacidade de o processador gerenciar simultaneamente diversos pipelines paralelos.

Fazer duas coisas ao mesmo tempo, sem dúvida aumenta o poder de processamento. Esta ação é chamada de paralelismo, termo empregado ao pipeline. Logo, quanto mais pipelines, mais processamento. Entretanto,  a técnica de sobreposição de instruções gera apenas mais throughput, cada instrução continua sendo executada em um ciclo de clock. O superpipeline nada mais é que um pipeline bem longo. Pipelines em paralelo são diferentee de pipelines com mais estágios, o que torna a questão ERRADA.

52) Para se determinar a capacidade de processamento e saber qual é o computador de melhor desempenho, é suficiente consultar a freqüência do relógio (clock) do processador.

O desempenho de um computador depende de diversos fatores, como quantidade de memória (cache, primária etc.), velocidade de barramentos e outros; inclusive, do clock. Questão ERRADA.

53) Na escolha da memória principal, é preferível utilizar a do tipo DDR SRAM, que transfere dados tanto na borda de subida como na borda de descida do relógio, dobrando, assim, a taxa de transferência de dados entre processador e memória.

A princípio, pode-se pensar em erro de digitação ou mesmo que não existem memóriam DDR SRAM, mas somente DDR SDRAM. Entretanto, essas memórias com taxa de dados dupla (DDR) existem e são utilizadas, inclusive, como memória cache de nível 3 em alguns MACs (Apple). A justificativa para o dobro de taxa de transferência está correto na questão, logo a questão está CERTA.

54) As placas-mãe são construídas com suporte para um processador específico. No caso do processador Xeon da Intel, é necessário selecionar uma placa com soquete 8.

Pra quem vende máquina na Santa Efigênia (SP) esta questão estava dada. :) Procura aqui. Questão ERRADA.

55) O barramento USB é utilizado apenas para dispositivos de baixa velocidade, como mouse e teclado. Para interconexões rápidas, é necessário utilizar um barramento paralelo de alta velocidade, como o firewire.

Questão ERRADA. USB já pode ser utilizado como barramento para vários dispositivos de alta velocidade, como placas de rede e HDs.

56) O chipset do computador controla os acessos aos periféricos e é interconectado ao processador por meio de um barramento freqüentemente conhecido por front side bus, que trabalha a uma freqüência mais baixa do que a do processador.

O clock do processador é mais elevado dado sua arquitetura para comunicação entre os componentes internos (registradores, memória cache, etc.), além de a tecnologia empregada em um processador ser diferente (e mais cara) que a tecnologia empregada em uma memória RAM, por exemplo. Assim, a fim de que possam se comunicar, existem controladores no chipset que o fazem através de conexões (barramentos). No caso da comunicação entre processador e chipset, isso acontece através do barramento frontal – FSB. Este possui frequência mais baixa que a do processador. Além disso, é no FSB que se realiza a conhecida técnica de overclocking, dado que o fator multiplicador aplica-se ao clock deste barramento (influenciando diretamente no valor do clock interno, do processador). QUestão CERTA.

57) Hyperthreading é uma tecnologia inovadora da Intel que permite a um processador comportar-se como se fosse dois processadores independentes, podendo executar duas linhas de execução simultaneamente.

Questão CERTA, basta ler a definição diretamente do site da Intel aqui: “Remember, because Hyper-Threading Technology makes a single processor look like two processors to the software, a single chip could handle two separate threads”.

58) Para aplicações científicas, é comum a utilização de números de ponto flutuante em vez de números inteiros. Os processadores atuais suportam a norma IEEE, na qual um número de ponto flutuante com precisão simples é representado em 32 bits, utilizando a notação científica com um bit para o sinal, 8 bits para o expoente e 23 bits para a mantissa.

O padrão IEEE 754 refere-se às normas a serem seguidas na utilização da aritmética binária para números de ponto flutuante. Nela define-se o seguinte:

i) Precisão Simples: s = 1, e = 8, f = 23, N = 32 bits.

ii) Precisão Simples Estendida: s = 1, e >= 11, f >= 32 , N >= 43 bits.

iii) Precisão Dupla: s = 1, e = 11, f = 52, N = 64 bits.

iv) Precisão Dupla Estendida: s = 1, e >= 15, f >= 64 , N >= 79 bits.

Onde “s” é sinal, “e” é expoente, “f” é mantissa e “N” é o número de bits. Questão CERTA.

Gabarito Definitivo

51-E  52-E  53-C  54-E  55-E  56-C  57-C  58-C

Referências

– Intel XEON, http://www.intel.com/support/pt/processors/xeon/sb/cs-029907.htm
– Organização Estruturada de Computadores, Tanenbaum
– Organização e Projeto de Computadores – A interface HW/SW, Patterson
Padrão IEEE 754 para Aritmética Binária de Ponto Flutuante, Gerardo Valdisio Rodrigues Viana
– InfoWester, http://www.infowester.com/processadores1.php

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: