PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova de 2004 Regional: Raciocínio Lógico

Posted by papacharliefox3 em 01/03/2009

otAs únicas questões de lógica dos concursos de 2002 e 2004. A banca foi esperta, fez o candidato ler o edital ‘na marra’. :) Percebam que parte do edital é a base para resolução das questões. Além do conhecimento de lógica, faz-se necessário facilidade de interpretação de textos e noções de probabilidade e estatística. Essa é a CESPE.

Quantas questões de lógica serão cobradas na próxima prova? Façam suas apostas! Antes de comentar as questões, fica um desafio para os leitores deste humilde blog, mandem seus comentários ou e-mails com a resposta. Seria legal questões assim na prova, mas não é o estilo CESPE (talvez ESAF e FCC):

“Halley Freitas trabalha em uma biblioteca, ele aproveita o tempo de folga para devorar os livros, na medida em que quer se tornar um perito criminal federal. Um dia desses, percebeu que poderia ler sobre Conhecimentos Gerais em uma antiga enciclopédia, entretanto, esta se encontrava literalmente entregue às traças. As traças atacaram a enciclopédia, que estava perfeitamente organizada em uma estante. Elas comeram da primeira página do primeiro livro até a última página do último livro. Sabendo-se que existiam exatamente 10 livros na enciclopédia, cada um com 100 folhas, e que as traçam não comeram as capas, quantas folhas as traças comeram?”

Resposta:

(a) 1000 páginas
(b) 10 páginas
(c) 900 páginas
(d) 802 páginas
(e) 2 páginas

O pessoal de exatas fica meio maluco com essas questões. Se não conseguiu ‘enxergar’, aguarda o novo post, sai dessa e vai estudar :)

rl

Questões e comentários:

43) De acordo com o texto acima, se um candidato marcar ao acaso todas as respostas dos 120 itens que compõem as duas provas objetivas, a probabilidade de ele ser reprovado nessas provas será igual a (8/50 x 17/70 x 36/120)

A questão aborda conhecimento de probabilidade. Antes de prosseguir, gostaria de deixar claro que podem existir outros métodos (mais eficientes, inclusive) de resolver a questão. Baseei-me nas apostilas de raciocínio lógico disponíveis na Internet.

Veja, o CESPE cobra muito mais do que o conhecimento puro na hora da prova, este é o típico caso. Perceba que se resolvermos a equação chegaremos ao valor 16,32%. Acha mesmo que se marcarmos todas as questões teremos somente esta chance de sermos reprovados? O cálculo é um pouco mais complexo do que isso (lembre-se que marcando uma errada diminui em 1 ponto). Questão ERRADA.

44) Do ponto de vista lógico, é equivalente ao texto original a seguinte reescritura do subitem 10.4:

10.4 Será aprovado nas provas objetivas o candidato que se enquadrar em todos os itens a seguir:

a) obtiver nota maior ou igual a 8,00 pontos na prova de Conhecimentos Básicos (P1);
b) obtiver nota maior ou igual a 17,00 pontos na prova de Conhecimentos Específicos (P2);
c) obtiver nota maior ou igual a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Se aplicarmos o conceito de conjuntos, perceberemos que o mesmo universo de aprovados determinado pela exclusão dos candidatos que não atendem ao subitem original, será o mesmo obtido pela aplicação das regras da questão. Questão CERTA.

45) Se um candidato é considerado “reprovado nas provas objetivas” por não atender o disposto na alínea “a)” do subitem 10.4 do texto, também não atenderá o disposto na alínea “c)” do mesmo subitem.

Questão ERRADA. Veja, um candidato que acertar todas as questões específicas e nenhuma questão de conhecimento básico, fará 70 pontos no conjunto das provas objetivas, mais que 36 pontos. Ou seja, atenderá a alínea “c”.

46) De acordo com o subitem 10.5 do texto, após a aplicação do concurso, se um candidato não teve a sua nota final nas provas objetivas (NFPO) calculada pela soma algébrica das notas obtidas nas duas provas objetivas, então esse candidato foi eliminado do concurso segundo os critérios definidos no subitem 10.4.

O candidato pode ter sido eliminado do certame por outros fatores (Ex.: na hora da prova, sacou seu MP9 Ching-Ling recém comprado na Sta. Fifi tocando a música “Bad Boys What You Gonna Do”) e assim não ter sua nota final calculada. Entretanto, a questão aplica-se somente ao texto exposto. A única maneira determinada para que não seja calculada a nota final é através dos critérios do subitem 10.4. Questão CERTA.

47) Considere que um candidato obteve x acertos na prova P1 e que a sua nota nessa prova tenha sido a mínima necessária para que ele não fosse reprovado de acordo com o disposto na alínea “a)” do subitem 10.4 do texto. Nessas condições, existem mais de 20 valores possíveis para o número de acertos x desse candidato.

Qual é a nota mínima necessária para ser aprovado de acordo com a alínea ‘a’ do subitem citado? Oito. A sentença simplesmente afirma que o candidato tirou 8. Com quantos acertos – questões marcadas corretamente – posso tirar 8? Veja a tabela abaixo:

Marcadas

Acertos

Erros

8 8 0
10 9 1
12 10 2
50 29 21

Pensando desta forma e sabendo que existem 50 questões, chega-se facilmente ao extremo, quando o candidato marca as 50 e acerta somente 29. De 8 até 29 existem mais de 20 possibilidades, questão CERTA.

48) De acordo com os critérios de desempate apresentados no item 12 do texto acima, a probabilidade de que dois candidatos fiquem empatados no concurso é igual a zero.

Não precisa fazer conta alguma. Basta imaginar dois candidatos que tenham tirado exatamente:

  • a mesma nota na prova discursiva;
  • a mesma nota na prova de conhecimentos específicos;
  • a mesmo número de acertos na prova de conhecimentos básicos e
  • a mesmo número de acertos na prova de conhecimentos específicos.

Pode existir esta situação? Sim. Pode até ser rara, mas pode. Logo, a probabilidade é diferente de zero. Questão ERRADA.

49) Mantém-se a correção lógica e semântica do texto substituindo-se o critério “c)” do subitem 12.1 por: obtiver menor número de erros na prova de Conhecimentos Específicos (P2).

A semântica se altera quando o sentido ou significado se altera. Como vimos, diferentes combinações de acertos e erros (a soma é igual ao número de questões marcadas) podem resultar em mesma pontuação. Assim, um candidato pode ter menos erros e menos pontos, diferente de um candidato que pode ter mais erros e mais pontos. Não é isso que se pretende como critério de desempate. Questão ERRADA.

50) O seguinte critério, inserido como alínea e) do subitem 12.1, seria redundante com os já existentes e não traria qualquer alteração na classificação estabelecida pelos critérios de “a)” a “d)”: obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Básicos (P1).

Tente seguir o pensamento:

Se eles empataram é devido a nota final ser igual. Esta é a soma da nota da provas objetivas (P1 e P2) e a nota da prova discursiva;

  • Assumindo o empate e partindo do princípio que a alínea ‘a’ não foi suficiente para desempatá-lo, assume-se que a nota da prova discursiva também é igual;
  • Assumindo o estado anterior e que a alínea ‘b’ não desempatou os candidatos, eles, sem dúvida, também obtiveram a mesma nota na prova de conhecimentos específicos;
  • Ora, se eles possuem a mesma nota final (subitem 10.5), então a nota de conhecimentos básicos também é igual.

Assim, percebe-se que adicionar a nova alínea não muda os critérios pré-existentes. Questão CERTA.

Gabarito

43-E  44-C  45-E  46-C  47-C  48-E  49-E  50-C

6 Respostas to “Prova de 2004 Regional: Raciocínio Lógico”

  1. p3r1t0cr1m1n4l said

    Letra D!

    Tirando a primeira página do primeiro e a última do segundo, ainda poderei devorar ambos livros! \o

  2. svicente99 said

    Vc só consegue “matar” esta questão se aliar ao seu raciocínio lógico (e eu sou da área de “exatas’) ao raciocínio espacial (“mais periférico”). A dica que ele dá que os livros estão perfeitamente organizados na estante. Então, pense que a primeira página do primeiro livro não fica para o lado de fora, assim como a última página do último livro.

    Ou seja, as traças “comem” o que está no miolo. Assim, deixaram “intactas” as 99 páginas finais do primeiro livro e as 99 iniciais do último livro.

    Então, não seria simplesmente 10 x 100 = 1000, mas:

    (100-99) + (100 x 8) + (100-99) = 802 páginas.

  3. LEILA MARIA PARMIGIANI said

    SÃO FOLHAS OU PÁGINAS?????
    FOLHAS=802
    PÁGINAS=1604!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    TÕ CERTA?

  4. LEILA MARIA PARMIGIANI said

    AH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AGORA ENTENDI!!!
    SE COME A PÁGINA……….COME A FOLHA!!!!
    HE HE HE…….

  5. LEILA MARIA PARMIGIANI said

    EXCELENTE QUESTÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. LEILA MARIA PARMIGIANI said

    MAS ACHO QUE FICARIA MELHOR FOLHAS!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: