PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova de 2004 Nacional: Questões de Redes – 79-81 e 87-89

Posted by papacharliefox3 em 12/03/2009

As redes de comunicação são formadas por um conjunto de equipamentos ativos que executam diversos protocolos e implementam diferentes tecnologias. Acerca das principais
técnicas de comunicação usadas em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

79 Na atualidade, não faz mais sentido se falar em redes de comunicação com acesso compartilhado ao meio, pois as redes de comunicação projetadas para as mais diversas finalidades utilizam algum tipo de comutação, mesmo na alocação de canais de múltiplo acesso.

Não faz o menor sentido, onde ficam as redes Ethernet?

80 A topologia física da rede não reflete necessariamente a topologia lógica de interconexão em uma rede que opere por comutação de pacotes ou células.

Sem dúvida. Com o advento das VLANs implementadas em switches, a topologia lógica pode apresentar-se de várias formas, ao passo que as conexões físicas podem continuar as mesmas.

81 Um dos modelos de QoS mais bem-sucedidos em redes de comunicação de alta velocidade é o modelo ATM, no qual classes de serviço diferentes são definidas no nível da AAL (ATM adaptation layer) e refletem-se em reserva de recursos realizada para cada conexão ATM. Desse modo, uma conexão ATM para atender uma requisição da camada AAL só pode ser realizada se houver recursos disponíveis para atender a QoS solicitada na requisição. Esse modelo de QoS, no entanto, não pode ser aplicado a uma rede IP, pois o serviço IP é um serviço não-orientado a conexão.

A camada de abstração do ATM (AAL) é responsável por prover meio para que protocolos diferentes do ATM (superiores) possam ser transportados por meio de uma rede ATM. Existem cinco tipos de classes de serviço, denominados AAL 0, AAL 1, AAL 2, AAL 3/4 e AAL 5. Cada tipo de protocolo desempenha funções padronizadas. Como o ATM é implementado em hardware, deste mesmo modo é obtido o estato das conexões (hard-state), algo inexistente no IP; o que diferencia bastante a maneira pela qual se trata a qualidade de serviço em cada protocolo. Para se aprofundar no assunto, veja os links na seção de referências.

As diversas aplicações e serviços da Internet possibilitam o compartilhamento de informações entre usuários de todo o mundo. Acerca das aplicações para compartilhamento de informações via Internet, julgue os itens subseqüentes.

87 O serviço de e-mail utiliza protocolos diferentes para envio de mensagens entre servidores de e-mail e para acesso às caixas postais virtuais. Desse modo, é possível se definir diversos tipos de acesso à caixa postal virtual, de maneira transparente ao processo de envio de e-mail.

O primeiro período justifica-se pela existência do SMTP, e do POP3 e IMAP. O segundo, somente confirma a primeira afirmação.

88 A WWW (world wide web) consiste em uma rede de informações distribuídas em um modelo de páginas e elos onde uma página só está acessível se houver um elo válido para ela em outra página.

A questão afirma que uma página só pode ser acessada através de um link em outra página, o que é um absurdo. Posso simplesmente digitar o endereço no browser para acessar uma página.

89 Aplicações para compartilhamento de arquivo em modo peer-to-peer, como gnutella, napster etc., necessitam de um servidor ou de um conjunto de servidores centralizados para
identificar quem são as entidades da rede que estão ativas em determinado momento. Entretanto, o tráfego de download e upload entre os pares que compartilham arquivos ocorre sem
a participação dos servidores centralizados, o que dificulta o rastreamento de disseminação de cópias ilegais de material protegido por direitos autorais.

O Gnutella não depende de servidor central.

Gabarito

79-E  80-C  81-C  87-C  88-E  89-E

Referências

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: