PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Esteganografia I – Você sabe o que é isso?

Posted by foxtrote em 18/03/2009

Peritos e peritas do meu Brasil,

O nosso edital da Polícia Federal cobra um tema pouco falado em concursos, mas que está fervendo no mundo atual: chama-se esteganografia. Este meu post tem o objetivo de ser uma breve introdução sobre o tema. Vamos nós:

Esteganografia deriva do grego, onde estego significa esconder, mascarar e grafia significa escrever. Logo, esteganografia é a arte da escrita encoberta. Assim, a principal diferença entre esteganografia e criptografia se dá que na primeira, a existência da informação é desconhecida por supostos atacantes e na segunda, a existência da informação é de conhecimento de todos.

Esteganálise é a arte de detectar mensagens escondidas nos mais diversos meios de coimunicação.

Dentre as diversas técnicas de esteganografia existentes na história, destacam-se: tintas invisíveis, micropontos – toda uma mensagem era escrita microscopicamente em um ponto final de um texto qualquer – arranjo de caracteres (apenas utilizar os caracteres iniciais de um texto), assinaturas digitais e canais escondidos (covert channels).


Terminologia

Dado embutido ou embedded data: é o dado que será enviado de maneira secreta, normalmente em uma mensagem, texto ou figura;

Mensagem de cobertura ou cover-message: é a mensagem que servirá para mascarar o dado embutido. Esta mensagem de cobertura pode ser:
– áudio (cover-audio)
– texto (cover-text)
– imagem (cover-image)

Estego-objeto ou stego-object: após a inserção do dado embutido na mensagem de cobertuta se obtém o estego-obejto;

Estego-chave ou stego-key: adicionalmente pode ser usada uma chave para se inserir os dados do dado embutido na mensagem de cobertura. A esta chave dá-se o nome de estego-chave;

Número de série digital ou marca fingerprinting: consiste em uma séria de números embutidos no material que será protegido a fim de provar a autoria do documento.

A figura abaixo ilustra um pouco o processo:

img1

Pessoal, minha intenção era realmente dar uma breve introdução. No próximo post, vou colocar o estado da arte com as principais técnicas e algumas perguntas que já caíram em concurso. []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: