PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

CPC Renato Chaves 2007 – Cargo 20

Posted by foxtrote em 27/03/2009

chaves1Pessoal, mais uma de criptografia, retirada de provas da Cespe. Em homenagem ao local (Centro de Perícia Criminal Renato Chaves) postei uma foto do fabuloso Chaves! E vamos lá:

cripto

1) Certo! Os cifrdores one-time pad, ditos criptografia de segredo perfeito, fazem uma operação de XOR da mensagem em claro com a chave única, logo, possuem o mesmo tamanho!

2) Erradíssimo! A geração de números verdadeiramente aleatórios é bastante difícil, sendo os algoritmos baseados em sequências, por exemplo, com base em fênomenos da natureza como abalos sísmicos.

3) Certo! Como já disse em posts anteriores, esta está batida….

4) Certo, mas não concordo muito com a nomenclatura. Hash, em sua essência, é utilizado para garantir a integridade de determinada mensagem. A Cespe costuma utilizar o termo “autenticidade da mensagem” como “integridade”. É preciso ter cuidado com o termo autenticidade em outras situações, que significa dizer que a mensagem pode ou não ser autêntica, isto é, se ele foi enviada realmente por que diz que a enviou.

5) Falso, justamente o contrário. Cifradores assimétricos auxiliam em um problema clássico de crifradores simétricos, que é o problema da distribuição de chaves.

Uma resposta to “CPC Renato Chaves 2007 – Cargo 20”

  1. papacharliefox3 said

    hahahaha boa CHAVES! :P

    Só tem figura nesse blog…

    Em relação às questões, concordo com você. Achei estranha mesmo a relação de autenticidade com hash, o que pode haver, mas a maneira que foi colocada (aumenta) ficou estranha, quando na verdade, “garante” (entre aspas em virtude das colisões) integridade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: