PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Partido Pirata da Suécia conquista cadeira no Parlamento Europeu

Posted by papacharliefox3 em 09/06/2009

Estolcomo – Pirate Party obteve 7,1% dos votos em eleição na Suécia e tentará discutir e reformar leis de direitos autorais da União Europeia.

O The Pirate Party, um partido que defende os direitos civis online, ganhou ao menos uma cadeira no Parlamento Europeu, após obter 7,1% dos votos em eleição na Suécia.

O voto dos mais jovens foi a chave para o sucesso: o partido conquistou o apoio de 24% dos eleitores com menos de 21 anos, de acordo com as pesquisas conduzidas pelo canal de TV Swedish Television.

O resultado envia um sinal claro aos líderes políticos e estrategistas de partidos e inicia uma corrida para entender realmente essas questões dentro da Europa, de acordo com o  líder do partido, Rick Falkvinge. A geração mais velha foi descomposta pelo modo de vida da geração mais jovem, disse Falkvinge em uma entrevista a um jornal sueco.

O Pirate Party (ou Partido Pirata) quer, fundamentalmente, reformar a política de direitos autorais, se libertar do sistema de patentes e assegurar que os direitos de privacidade dos cidadãos sejam respeitados, afirma o site do partido.

“Não achamos apenas que estes são objetivos que valem a pena, também acreditamos que eles são alcançáveis em bases europeias. Os sentimentos que guiaram a formação do Partido Pirata na Suécia estão presentes por toda a Europa”, continua o site.

Algumas das questões do partido no parlamento serão as leis de telecomunicações da União Europeia e o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (Acordo Anti-Falsificação do Comércio, ou ACTA), um novo esforço pela propriedade intelectual que está sendo negociado entre União Europeia, Japão, Estados Unidos e outros países.

O Partido Pirata pode acabar conquistando uma segunda cadeira no Parlamento Europeu se um projeto de reforma das instituições da União Europeia for adiante. O Tratado de Lisboa, já ratificado por 23 dos 27 membros da EU, aumentará o número de cadeiras às quais a Suécia tem direito de 18 para 20 – e o Pirate Party ganharia uma delas.

O partido agora espera aproveitar esta vitória e também entrar no Parlamento Sueco, para o qual haverá eleições no próximo ano.

Mikael Ricknäs, editor do IDG News Service, da Suécia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: