PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova de 2004 Nacional: Questões de BD – 70-75

Posted by papacharliefox3 em 02/07/2009

oracleSalve, caboco!

Inicio agora mais um tópico, desta vez trata-se das primeiras questões de Banco de Dados. Este tema é praticamente certo na prova, haja vista a ocorrência nas últimas 3 provas para o cargo de perito em Informática. Não analisei todas essas questões ainda (contabilizei 13 questões, ao total), mas inicialmente, parecem ser de fácil resolução para quem já tem o mínimo de base nos assuntos envolvidos no tema, a saber: diagramas, modelagem, normalização, linguagem sql, etc. Isso não significa, em hipótese alguma, que a banca não possa elevar o nível da próxima vez (concurso para PCF?? Meu palpite agora é para depois da copa da África!).

No entanto, como não sou especialista nessa área, posso cometer alguns erros! Esteja atento para corrigi-los, algo que já aconteceu aqui. Afinal, não sou o oráculo! (Tá bom, essa foi fraca…vamos à questão!)

bd

No desenvolvimento de banco de dados (BD) relacionais, a engenharia reversa de arquivo consiste na obtenção de um modelo entidade-relacionamento (ER) a partir de listas, relatórios ou BD antigos. Considerando que, no caso do controle de vendas para um supermercado, uma possível tabela de mercadorias é apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, com relação a banco de dados relacionais.

70 No processo de engenharia reversa de arquivos, a normalização
tem por função reagrupar informações de forma a eliminar
redundâncias de dados e permitir a obtenção de um modelo ER.

71 A tabela apresentada encontra-se na primeira forma normal.

72 Um possível esquema para descrever corretamente a tabela é
Mercado(Tipo, Fabricante, Código, Nome, Validade, Preço).
Nesse caso, a chave primária da tabela mercado é dada pela
composição das colunas tipo e código.

73 A passagem para a segunda forma normal dá-se
eliminando-se as dependências parciais na tabela. No caso
da tabela mostrada, não existem dependências parciais.

74 O modelo ER é um modelo informal que estabelece
associações entre entidades do problema que se deseja70-75
tratar.

75 O diagrama ER a seguir ilustra um modelo ER, conforme
concebido por Chen. Nesse diagrama, os retângulos
representam entidades, o triângulo representa o conceito
de generalização/especialização e o losango representa
um relacionamento entre entidades.

Nota: o diagrama está ao lado direito.

Comentários:

70 O que é engenharia reversa, afinal? Para obter um conceito mais amplo, dá uma lida aqui. Neste contexto (BD), resumidamente, estamos a falar do processo de extração do modelo conceitual a partir do modelo relacional ou de arquivos, este é citado na questão.

Para se obter um modelo relacional a partir de arquivos (BD não relacional), o primeiro passo trata da descrição do arquivo como uma tabela não normalizada. Após isso e a fim de eliminar as redundâncias, aplica-se o processo de normalização. Nada de errado até aí.

71 Na primeira forma normal não há tabelas aninhadas ou “aboletadas”, segundo o dicionário, no Ceará isso é outra coisa…, o que – não – ocorre na tabela mostrada na questão (há tabelas aninhadas). Simples assim.

72 Somente o campo código é suficiente para identificar unicamente um registro da tabela.

73 Sem viajar: se não está em 1FN, como estará em 2FN? :) A banca afirma que esta questão está certa.

74 Informal foi Imoral!

75 Peter Chen foi o caboco que inventou o modelo ER, na década de 70. A descrição está incorreta por citar “generalização” quando explica a utilização da figura do triângulo, na verdade, ele é utilizado para especialização.

Gabarito Oficial:

70-C

71-E

72-E

73-C

74-E

75-E

6 Respostas to “Prova de 2004 Nacional: Questões de BD – 70-75”

  1. Paulo said

    Olá! Posso estar errado, mas a única alternativa que enxergo para esse “erro” da banca é que ela considera a tabela normalizada (tipo 3a. F.N.) já que há uma chave única e não há dependência funcional entre os outros atributos fora o código. Nesse caso, a 71 estaria errada porque a tabela estaria em 3a. F.N. e não na 1a. F.N., e a 73 estaria certa porque não haveriam mesmo dependências parciais. Acho que faz sentido. Abraço!

  2. flapb1 said

    Olá! NA questão 75, a afirmativa está errada porque não existe no modelo ER proposto por Chen a estrutura de generalização/especialização.

    Sds,

  3. Nilton said

    Oi Paulo, só uma coisa: toda tabela que estiver na 3FN também está na 1FN e na 2FN. É a regra. Quando à dependência funcional, p. ex. e se tiverem dois “aspargos”. Seriam os códigos diferentes ou apenas os fabricantes diferentes? Se forem só os códigos não há dependência funcional, já se os códigos foem os mesmos e os fabricantes mudarem aí então teria a dependência.
    Abç

  4. Urlan said

    Olá,

    Post antigo mas que ainda pode gerar várias discussões. hehehe

    72: Eu concordo que a questão esteja errada por usarem a coluna “Tipo” como chave primária. De fato não há necessidade para isso.

    73: Essa questão foi uma pegadinha e eu também caí nela enquanto estava resolvendo a prova. Não foi mencionado na questão que a tabela mostrada encontra-se na segunda forma normal, simplesmente afirmaram que a tabela não possui dependências parciais. Entretanto, por não terem mencionado a(s) chave(s), creio que não seja possível dizer se a tabela possui ou não dependências parciais.

    75: Você cometeu um equívoco ao dizer que o nome correto é somente “especialização”. Dê uma olhada nesta vídeo-aula aqui sobre BD: http://videoaula.rnp.br/rioflashclient.php?xmlfile=/cederj/sistemas_comp/ead05014/Aula_018/Aula_018.xml . Além disso, para mim essa questão está correta. Chen criou o diagrama entidade-relacionamento e nele está contido o conceito de generalização/especialização.

    Mais vídeo-aulas aqui: http://www.cederj.edu.br/videoaulas/

    Abração, até mais. =)

  5. Demoulidor said

    75: Na verdade o erro não está em afirmar que “o triângulo representa o conceito de generalização/especialização” mas sim em afirmar, erroneamente, que “O diagrama ER a seguir ilustra um modelo ER, conforme concebido por Chen”. Isto porque o desenho do triângulo está errado. A base do mesmo está voltado para a entidade generica e a pontas para as especializadas.

  6. Demoulidor said

    75: Na verdade o erro não está em afirmar que “o triângulo representa o conceito de generalização/especialização” mas sim em afirmar, erroneamente, que “O diagrama ER a seguir ilustra um modelo ER, conforme concebido por Chen”. Isto porque o desenho do triângulo está errado. A ponta do mesmo está voltado para a entidade generica e a base para as especializadas. Deveria ser o contrário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: