PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova 2002: Português Q. 1-2

Posted by papacharliefox3 em 09/07/2009

camoesSalve, cabocos!

Mais uma matéria entrará na ‘roda’, desta vez trata-se de Português. Ninguém sabe ao certo até que ponto esta matéria é realmente cobrada na prova haja vista o número de questões que exigem bastante conhecimento de interpretação de texto e semântica. Dessa forma, questões de Atualidades ou Raciocínio Lógico podem se tornar bem mais difíceis sem o conhecimento da nossa língua-mãe.

Eis o texto das questões:

pt12

Comentários:

A questão 1 aborda a parte de interpretação de textos, enquanto a 2, gramática e afins.

1.1 Nos textos acima encontram-se breves descrições de serviços ou produtos das Teles, mas nada a respeito de aparelhos (diferente de linhas telefônicas ).

1.2 Sem dúvida, enfoque histórico. Veja, lá pode-se encontrar os trechos “naquele ano de 1960…”; “Em dois anos, foram instaladas…”; “A TeleA investe atualmente…”.

1.3 A palavra “exclusivamente” mata a questão. Não há como assumir que o texto é destinado apenas às empresas públicas ou privafas do DF.

1.4 Absurdo, em lugar algum dos textos é citada alguma referência à redes dial-up.

1.5 Essa questão envolve um pouco de Atualidades, não? (privatizações na década passada?) Mas o enunciado não se resume aos textos expostos? Sei lá eu! Enfim, acredito que o que foi afirmado é verdade. Década passada = Collor (2 anos) + FHC. Para se ter uma ideia , em 1998, o orelhudo, por meio da gangue do FHC, comprou a Telebrás. Mais detalhes na blogosfera de esquerda… :)

2.1 Qual a diferença entre futurista e futurística? Dá-lhe morfologia!  Encontrei em algumas fontes que o sufixo -ístico = ista + ico(a), assim, futurístico é relativo ao futurista. Acredito que ambos poderiam ser empregados.

2.2 Cadê a conjunção que envolve tempo? “Como”?

2.3 A palavra “apóia” refere-se ao verbo “apoiar”, na 3ª pessoal do singular, conjugado no tempo presente do modo indicativo. Já “apoio” é alguma coisa (substantivo talvez), mas não da mesma classe da primeira. :)

2.4 Não percebo erro após a substituição, e você?

2.5 A matriz “de sua empresa” (termo citado em seguida) só pode ser uma, correto? Flexionado a palavra matriz (matrizes) geraria um conflito semântico com a expressão “sua empresa”.

Gabarito Oficial

1 E C E E C

2 E E C C C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: