PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Quem faz o Quê na PF

Posted by papacharliefox3 em 15/07/2009

Então você tem pensado em se tornar policial. Gostaria de trabalhar na área de investigação criminal, exercendo cargos de polícia judiciária, mas não quer se submeter aos salários das polícias civis dos Estados? Já sei, gosta da profissão e quer se dedicar à ela, e não aos “bicos”, como fazem os policiais civis e militares. Então, meu amigo, se você não quer morar em Brasília e ir pra PCDF, só lhe resta entrar para a Polícia Federal.

Para suprir dúvidas básicas, fizemos um apanhado de alguns cargos, requisitos para investidura e atividades que cada um realiza, de forma genérica:

Delegado de Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: executar atividades de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração policial federal, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.
Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Agente de Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior (em qualquer área), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.
Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Escrivão de Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação, bem como desempenhar outras atividades de interesse do Órgão.
Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Perito Criminal Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área específica de atividade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Atribuições: executar atividades técnico-científicas de nível superior de descobertas, de defesa, de recolhimento e de exame de vestígios em procedimentos pré-processuais e judiciários.
Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Papiloscopista Policial Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia.
Carga Horária: quarenta horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Provas e Avaliações

Para DPF, APF e Perito, a prova Objetiva vem com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de uma redação. Depois vem a avaliação psicológica, prova de capacidade física e exames médicos. A diferença para o cargo de Papiloscopista é que neste são 50 questões de conhecimentos básicos e 100 de específicos.

Já para Escrivão, além das provas objetivas e redação, é realizada também uma prova prática de digitação, após os exames psicológico, físico e médico.

Prova Física

A prova física sempre elimina muitos candidatos, então é bom manter a forma e treinar para não perder a vaga depois de tanto estudo:

Barra Fixa: masculino no mínimo 2 flexões, feminino 1 flexão. Quanto maior a quantidade de flexões no masculino, maior a pontuação, até o máximo de 5, valendo para classificação;
Salto em Distância: masculino no mínimo 1,7m e feminino no mínimo 1,3m;
Corrida: masculino tem que percorrer 2Km em no máximo 12 minutos, e feminino 1,6Km no mesmo tempo;
Natação: em qualquer estilo, nadar 50m, sendo o máximo de 56 segundos para homem e 64 segundos para mulheres.

* Todas as informações foram retiradas dos editais dos concursos do ano de 2004 da Polícia Federal.
Fonte: Blog Caso de Polícia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: