PCF-3

Questões comentadas, artigos e notícias

Prova 2004 REG: Criptografia 111-117

Posted by papacharliefox3 em 19/08/2009

Salve, caboco!

Me dei mal na prova da ANAC. Alguém ficou dentro? A nota mínima para ter a redação corrigida foi de 73! Isso após a alteração do gabarito e sem questão alguma de Direito na prova… enfim, voltemos ao que interessa! Cryptoverdose! Sete questões de uma só vez…

111-117

Comentários

111 No começo da questão, encontra-se erro: (…) esse valor é criptografado utilizando-se chave privada (assimétrica) que somente as partes envolvidas na comunicação desse documento devem conhecer. Ora, (lembrei do antropólogo do “Cilada“) a chave privada deve ser de conhecimento apenas do dono e não das partes envolvidas.

112 Assim como qualquer cifra de Feistel, a descriptografia usa o mesmo algoritmo da criptografia, exceto pela inversão da aplicação das subchaves. Não fui eu quem disse isso, está na página 52 do livro do Stallings. :-)

113 O espaço de chaves do DES não é 2^64, mas 2^56 dado que a chave, nesse algoritmo, possui apenas 56 bits (8 bits de paridade).

114 Perfeito. Chaves simétricas, utilizadas por sistemas simétricos, podem ser criptografadas com sistemas de criptografia assimétrica. Como exemplo, pode-se citar o mecanismo utilizado no estabelecimento de uma sessão SSL, quando as partes determinam uma chave – simétrica – entre si utilizando para tal a criptografia (confidencialidade) do sistema assimétrico (RSA, Diffie-Hellman).

115 Questão anulada! Tudo devido ao “chaning”. (era pra ser chaining).

116 A esteganografia utiliza-se exatamente do contrário, do bit menos significativo. Isto causa menos impacto na mídia hospedeira, mesmo modificando seu conteúdo.

117 É verdade. Ainda existe os algoritmos SHA de 256, 384 e 512 bits.

Gabarito Oficial

111-E  112-C  113-E  114-C  115-Anulada  116-E  117-C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: